quarta-feira, 5 de maio de 2010

Especial Dia das Mães – Parte 3

Hoje chegamos à 3a etapa de dicas e sugestões para as futuras e novas mamães. Esperamos de todo coração que as dicas sejam uteis e que vocês gostem de ler, assim como estamos gostando de escrever. Hoje o assunto abordado será a preparação do corpo da futura mamãe.

Bom para o seu corpo, bom para o seu bebê...

3º - Protegendo o 1º Lar do seu Bebê...

Antes mesmo de se estar grávida, a preocupação com a alimentação tem que ser redobrada. Afinal, seu corpo será a maior fonte de vitaminas e minerais, e tuuuudo, exatamente tudo que você consumir será consumido por aquela ainda pequena e frágil vida que estará dentro de você.

Com base nisso é que os especialistas recomendam uma alimentação saudável alguns meses antes da concepção. Não fazer uso de drogas e bebidas alcoólicas é um passo fundamental para preparar seu corpo para receber esse novo e adorável “hóspede”.

Um primeiro passo é se adaptar a beber muito líquido. Água ou em forma de sucos e chás (só tome cuidado com os que contem chá preto), essa será sua nova “mania”. Normalmente nosso organismo já pede em media a ingestão de 2 litros de água por dia, e nessa fase de grande retenção de líquidos, a necessidade de hidratar seu corpo será ainda maior.


Outro grande aliado nessa hora é o tão comentado Acido Fólico (também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M). Seu consumo é tão importante para a futura mamãe, pois essa vitamina pode prevenir defeitos de nascença no cérebro, na coluna vertebral do bebê, e na espinha bífida que participa na formação do tubo neural no feto. O consumo também é necessário para o futuro papai, pois a presença dessa vitamina ajuda a manter os espermatozóides ainda mais saudáveis.

A boa noticia é que o Acido Fólico é muito fácil de ser consumido, pois ele se encontra em grande quantidade nas verduras de folha verde escura, em legumes, frutos secos, grãos integrais, entre outros alimentos. Atualmente, as farinhas de trigo e milho, por determinação do Ministério da Saúde, também são enriquecidas com ferro e ácido fólico, o que também facilita um bocado.

Mas a presença de um profissional da área é indispensável, pois só ele poderá indicar uma dieta rica e balanceada, com tudo que é necessário. Incluindo também, na dieta, o uso de suplementos, pois nem todas as vitaminas nosso organismo é capaz de absorver.

Outra dica valiosa é a pratica de exercícios físicos. Sempre sob orientação médica, os exercícios ajudam na diminuição das complicações obstétricas, melhora no condicionamento físico e no controle de peso, atua no estado psicológico e social, e diminui a depressão e o estresse.


As melhores atividades são feitas dentro d’água, como hidroginástica e natação, pois evita as forças gravitacionais, melhora as dores lombares e o inchaço. Outra dica é a prática da yoga, que ajuda na flexibilidade e no fortalecimento do tônus muscular. Claro que com a observação de sempre estar usando trajes leves e que não impeçam a circulação.

Nenhum comentário: